Imaculada Nossa Senhora da Conceição
Reportagem sobre o monumento Cristo Redentor
Quem passa pelo centro de Itambé logo nota a imagem do Cristo Redentor no alto da praça da biblioteca. O monumento, símbolo católico no coração da cidade, é um dos mais históricos do município.
Segundo o historiador Jorge Barbosa @jorgebarbosaga , a construção do Cristo Redentor teve início em 11 de novembro de 1900 e foi inaugurada em 31 de dezembro do mesmo ano. De acordo com o professor, a obra foi erguida a partir do trabalho de dois artistas:
A coluna, feita de pedra e cal, em estilo da Ordem Toscana, medindo cerca de 15 metros de altura, foi construída pelo artista Evaristo Rogaciano de Miranda. Já a estátua, feita de cimento, areia e tijolos, medindo aproximadamente 3 metros de altura, foi construída pelo artista Venancio Freire de Maria.
Ainda de acordo com o pesquisador, a escultura foi pensada como um símbolo de consagração e agradecimento a Deus pelo início do novo século, mas, principalmente, pelo cumprimento das ações propostas em uma Carta Pastoral, publicada anos antes, em 18 de agosto de 1896, por Dom Manoel dos Santos Pereira – bispo de Olinda na época – cujo conteúdo refletia sobre os males causados pelo surto de varíola e febre amarela que assolava Itambé e toda a região.
Erguido no antigo “Largo São Vicente de Paulo”, a bênção e inauguração do monumento ocorreu em 31 de dezembro de 1900, contou com uma festa que teve a participação de mais de 10 mil pessoas, que ouviram atentamente as missões de três frades franciscanos, antes dos ritos oficiais da festa.
Há 124 anos o monumento do Cristo Redentor faz parte da estrutura arquitetônica de Itambé e já se tornou símbolo da fé do povo instalado nas terras de André Vidal de Negreiros.
Reportagem Jairo Alves
Agradecimento especial ao professor e historiador @jorgebarbosaga pela colaboração valiosíssima para esta reportagem.




